top of page
  • Colo Cumaru

Chá, meditação e escuta: PEA retoma atividades em 2023

Projeto voltado para cuidar de quem cuida reinicia atividades em Curitibanos (SC), com chá, biscoito e meditação guiada


O PEA – Pausa, Encontro e Autocuidado, projeto realizado pelo Colo de Cumaru em parceria com o Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, de Curitibanos (SC), retomou suas atividades em 2023. No último dia 25 de abril, durante a troca do plantão noturno, profissionais da área da saúde e demais colaboradores foram convidados a tomar um chá com biscoitos, a ouvir uma apresentação sobre a importância do autocuidado e a participar de uma meditação guiada. Durante o encontro, abriu-se espaço para a escuta dos que estiveram presentes. Aqueles que se sentiram à vontade compartilharam impressões sobre a atividade realizada e sobre as experiências vividas no dia a dia de cada um.


Print de tela da professora Denise Kato em fala para o Colo de Cumaru.
Denise Kato em vídeo para o Colo de Cumaru.

A reunião iniciou com a participação especial de Denise Kato, instrutora de mindfulness certificada pela “Breathworks” do Reino Unido e Respira Vida, além de ser membro da "Order of Interbeing" na tradição do mestre zen-budista vietnamita Thich Nhat Hanh*. Em vídeo especialmente gravado para a ocasião, ela falou sobre a importância do autocuidado para pessoas que estão na linha de frente da saúde e sobre como usar a respiração para cuidar de si.


Ao frisar que é inegável a beleza das profissões ligadas ao cuidar de um ser humano, Denise ressaltou ser impossível descartar o fato de que há muitos outros fatores que podem levar os profissionais da saúde à exaustão. Daí a necessidade de todos dedicarem um tempo para o autocuidado.


Por onde começar?


Cuidando da mente como se fosse um jardim. Ao fazer essa analogia, a instrutora de mindfulness lembrou que em um jardim crescem flores e também ervas daninhas. A manutenção de sua beleza, depende de como ele será cuidado.


É importante que cada pessoa cuide de seu jardim. A generosidade dos cuidadores, sejam profissionais ou não, faz com que muitas vezes todas as flores sejam doadas e o jardim esquecido, alertou Denise. “A prática da presença, da respiração, da noção das coisas que acontecem a cada momento, é a chave para a manutenção do jardim florido”.

Bandeja com garrafas térmicas, lata com chá,  copos plásticos, cestas com biscoitos caseiros.
Dar uma pausa várias vezes ao dia é importante no roteiro do autocuidado. Foto: Colo de Cumaru.

Presença é a palavra de ordem para cultivar a beleza do jardim, ou seja, para tranquilizar a mente. “O fato de perceber o que está acontecendo já é, por si só, um ponto de partida para as coisas se acalmarem”, disse. Parar e fazer três respirações profundas trazem a pessoa para o presente. A repetição desse ato várias vezes ao dia, incorporando-o à rotina, será de grande valia.


Denise finalizou, ressaltando a necessidade de o jardim ser semeado com as sementes da beleza e da leveza e que as ervas daninhas não devem ser cultivadas. A seu ver, essa é uma dica simples e que pode fazer a diferença de vida das pessoas.


Após a apresentação do vídeo, o grupo participou de uma meditação guiada pela professora, que também enviou um áudio para a atividade. “Coração destemido – coragem” buscou levar os participantes a se conectarem com sua confiança, coragem, beleza e com a importância de cada um nesse mundo.


Meditação Coração destemido (áudio)




PEA em maio


O próximo PEA será realizado no dia 23 de maio, terça-feira, das 19h30 às 20h30. A participação é voluntária e franqueada a qualquer colaborador do hospital seja da área da saúde, administrativa ou apoio geral. Dar uma pausa na correria do dia a dia, respirar e refletir sobre a importância do papel de quem cuida e a necessidade de autocuidado é a proposta principal dos encontros.


Juliana Toscano

Aquela que dá colo

Jornalista

PaliAtivista

Sentinela – Guardiã de Fim de Vida


 

* Sobre Thich Nhat Hanh

Thich Nhat Hanh – O Mestre Zen Thich Nhat Hanh foi um líder espiritual global, poeta e ativista pela paz, reverenciado em todo o mundo por seus ensinamentos pioneiros sobre mindfulness, ética global e paz.





Onde ouvir meditações


Denise Kato

Soundcloud


Podcast Pílulas do Saber

Youtube

Spotify


Vídeo meditação em um minuto

Youtube


Aplicativos com opções de meditação

. Calm

. Headspace

. Insigth Timer

. Lojong

. Meditopia

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page