Cuidar é a razão de existir do Colo de Cumaru. Cuidar o Ser Humano, cuidar de quem cuida.
Quando nos deparamos com artigos, matérias ou qualquer outro conteúdo que fale do ato de cuidar da forma como acreditamos, queremos compartilhar com vocês, com o mundo.
O Blog Newa publicou um artigo da psicóloga Cristiane Ferraz Prade, que soou como música para nossos ouvidos. E de música, ela entende. Cris é mestre em musicoterapeuta, especialista em luto, sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, cofundadora da Casa Paliativa. Há alguns anos reside na Inglaterra, onde trabalha com cuidados paliativos. Foi, também, professora da Elizangela e da Juliana, no curso Sentinelas, quando aprenderam a dar colo de maneira diferenciada.
Segundo Cris, cuidar é uma habilidade que todos temos, só que “é uma habilidade que requer muitas outras pequenas habilidades, somadas à capacidade da escuta ativa, da compaixão, da troca, do olhar. Requer tempo e é caro o investimento de presença”. E é por isso que ela afirma que essa é uma habilidade profunda que requer que estejamos preparados para responder à necessidade da pessoa que estiver diante de nós.
Presença é a palavra. Estar presente transforma as relações consigo mesmo e com os outros. E nessa transformação o cuidar é elevado a um outro patamar, o da humanidade.
Em tempo: Cris também desenvolve o Vital Kompass, projeto em fala sobre temas relacionados a bem-estar, na saúde mental, cuidados paliativos, mudanças e muita coisa mais.
Comments