• Colo Cumaru

Cuidar é uma habilidade diferenciada, profunda

Atualizado: 3 de jul.

Cuidar é a razão de existir do Colo de Cumaru. Cuidar o Ser Humano, cuidar de quem cuida.



Bolha de sabão sobre folha de árvore
Foto: Aaron Burden (Unsplash)

Quando nos deparamos com artigos, matérias ou qualquer outro conteúdo que fale do ato de cuidar da forma como acreditamos, queremos compartilhar com vocês, com o mundo.

O Blog Newa publicou um artigo da psicóloga Cristiane Ferraz Prade, que soou como música para nossos ouvidos. E de música, ela entende. Cris é mestre em musicoterapeuta, especialista em luto, sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, cofundadora da Casa Paliativa. Há alguns anos reside na Inglaterra, onde trabalha com cuidados paliativos. Foi, também, professora da Elizangela e da Juliana, no curso Sentinelas, quando aprenderam a dar colo de maneira diferenciada.


Segundo Cris, cuidar é uma habilidade que todos temos, só que “é uma habilidade que requer muitas outras pequenas habilidades, somadas à capacidade da escuta ativa, da compaixão, da troca, do olhar. Requer tempo e é caro o investimento de presença”. E é por isso que ela afirma que essa é uma habilidade profunda que requer que estejamos preparados para responder à necessidade da pessoa que estiver diante de nós.


Presença é a palavra. Estar presente transforma as relações consigo mesmo e com os outros. E nessa transformação o cuidar é elevado a um outro patamar, o da humanidade.


Em tempo: Cris também desenvolve o Vital Kompass, projeto em fala sobre temas relacionados a bem-estar, na saúde mental, cuidados paliativos, mudanças e muita coisa mais.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo