top of page
  • Colo Cumaru

Todo cuidado é sagrado

É muito comum a associação entre sagrado e religião. A definição de sagrado se amplia diante o olhar dos profissionais paliativistas. É um tema abrangente, relevante e especial.


“Cuidar é o ato mais sagrado que podemos oferecer a nós mesmos e a cada pessoa que nos confia a sua saúde, a sua esperança, a dignidade”.


A frase é da psicóloga clínica e paliativista, Flávia Vieira, e resume sua fala a profissionais de saúde ou profissionais do cuidado – como ela se refere a todas as pessoas envolvidas com o cuidar, mesmo que não sejam profissionais de saúde. Nessa visão inclusiva recepcionistas, motoristas de ambulância, auxiliares de limpeza, porteiros são também considerados agentes de saúde. Muitas vezes, essas pessoas são invisibilizadas nos seus locais de trabalho. O cuidar assume outras perspectivas quando entendemos que estão todos no mesmo barco.


Flávia participou, por meio de uma gravação, do 9º encontro do PEA – Pausa, Escuta e Autocuidado, no último dia 26 de setembro. A atividade é realizada mensalmente para toda a equipe do Hospital Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos, em Santa Catarina (@hhao_curitibanos). A presença nesses encontros é voluntária o que, para o Colo de Cumaru, é uma forma de cada pessoa honrar as suas necessidades e também o seu sagrado.

Flor de lot
Crédito: Bruno (Banco de dados Wix)

O sagrado são as coisas que dão realização e sentido para cada um. Refletir, zelar e reverenciá-lo colabora para que não nos afastemos da nossa essência. “Quando nos aproximamos do que é sagrado para cada um de nós, fica possível nos aproximarmos daquilo que é sagrado para as pessoas de quem a gente cuida”, afirmou a psicóloga.


Pessoas que lidam com a saúde de outras pessoas, mesmo não estando na linha de frente, são cuidadoras e guardiãs do que é sagrado para o ser humano.


A fala da psicóloga ela é tão importante que merece ser escutada por todas as pessoas, que trabalhem ou não com a saúde.


No vídeo abaixo, encontra-se a íntegra da fala de Flávia Vieira. Encontrar um tempo escutar e refletir sobre a mensagem deixada por ela é um ato de autocuidado. Cada pessoa que pausar por 10 minutinhos para assistir ao vídeo estará cuidando um pouco do seu sagrado também.



 

Flávia Vieira é Psicóloga e psicoterapeuta; Especialista em gestão do potencial humano nas organizações; Especialista em Cuidados Paliativos; e Formada em Psicologia Hospitalar. É cofundadora do projeto voluntário Abrigo Humano.




Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page