• Colo Cumaru

Cuidado e autocuidado em forma de música

O Colo de Cumaru prescreve música para o autocuidado.


A ciência tem avançado em mostrar que a música cura. Estudos comprovam que sua ação sobre nosso cérebro provoca múltiplas reações. Calma, prazer, relaxamento, e reativação de boas lembranças são algumas delas.


Pesquisa do Instituto MindLab Internacional mostrou que algumas músicas reduziram em até “65% na ansiedade geral dos participantes e 35% em suas taxas normais de repouso fisiológico”.


Para pesquisadores da Brunel University e da Queen Mary University (Inglaterra) a música antes, durante ou após cirurgias, pode reduzir significativamente a dor e a ansiedade em pacientes.


Cientistas da Aarhus University, na Dinamarca, demonstraram o efeito analgésico da música em pacientes com doenças crônicas. Segundo eles, não há um estilo específico que provoque o alívio da dor, já que os participantes escutaram estilos variados como pop, música popular e clássico.


Headphone sobre mesa.
Música, um ótimo remédio. Foto: Lee Campbell (Unsplash)

Já o neurocientista, músico e psicólogo da McGill University, Daniel Levitin, defende que a música é um elemento central na identidade humana e, não sendo, portanto, um simples passatempo ou distração. Para o neurocientista, não é apenas um único fator que responde pela promoção de mudanças em nosso estado de espírito. Gostar de uma música, de ritmos são fatores individuai, mas ele confirma que as playlists de humor podem funcionar para algumas pessoas em ocasiões específicas.


Levitin é autor de dois livros dedicados ao cérebro e a música. “A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana” é um relato sobre a nossa experiência com a música e seu papel em nossa vida. “The world in Six Songs: how the musical brain created human nature” (O mundo em seis canções: como o cérebro musical criou a natureza humana), ainda não traduzido para o português, investiga como a música mudou o curso da civilização. O neurocientista fala da tese desenvolvida neste livro em uma TEDx (legendas em inglês).


Nós, do Colo de Cumaru, além de gostarmos de música, sabemos do seu valor para o cuidado e autocuidado. Por isso, fizemos um levantamento e listamos algumas músicas que, segundo pesquisas, podem nos estimular em vários momentos da nossa vida.


Sentimento de felicidade

Jacob Jolij, neurocientista na Universidade de Groningen na Holanda


Relaxamento

MindLab International – Inglaterra


Dicas do Colo para desfrutar


Juliana Toscano

Aquela que dá colo

Jornalista

PaliAtivista

Sentinela – Guardiã de Fim de Vida





A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana

Daniel J. Levitin

Editora Objetiva





The world in Six Songs: how the musical brain created human nature

Daniel J. Levitin

Editora Dutton

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo